Estratégia de representação em logotipia – Fiat Uno

Título Original Estratégia de representação em projeto de logotipia: leitura semiótica da marca gráfica Uno/Fiat
Autor Bruno Indalêncio de Campos, Richard Perassi Luiz de Sousa
Publicado em Trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação – Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A marca “Uno”, tradicionalmente, representou, desde 1983, um modelo de automóvel produzido pela montadora “Fiat” que, por sua performance de vendas em diferentes versões e, especialmente, na versão “Mille”, é apontado como um caso de sucesso comercial, na categoria de carros populares de passeio. No ano de 2010, houve o lançamento da nova linha de automóveis, informalmente denominada como “Novo Uno”, cuja publicidade propõe o slogan “Novo Uno. Novo Tudo”. O projeto de Design adotou na configuração do automóvel o conceito “round square”, que é expresso na recorrência de formas retangulares, com ângulos arredondados. A nova linha de produtos é muito diferente da anterior. Porém, houve a opção por manter o nome da marca, com a alteração do seu logotipo, que é o principal objeto de estudo deste artigo. A teoria Semiótica, primeiramente proposta por Charles Peirce, é aqui adotada para a interpretação do processo de representação do logotipo. A ideia defendida neste texto considera que houve uma dupla estratégia de associação do logotipo aos novos automóveis da marca “Uno”. Essa estratégia é baseada em convenção simbólico-arbitrária e, também, em semelhança ou analogia entre as sensações e as significações, que são propostas pela visualidade dos automóveis e pela visualidade do logotipo.

Download

ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT

Arquivo para Download

  • autor: Bruno Indalêncio de Campos, Richard Perassi Luiz de Sousa
  • evento: Trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação – Universidade Federal de Santa Catarina
  • tamanho: 644 kb
  • tipo de arqivo PDF (.pdf)

Sobre o autor

Em breve…

Espalhe esse texto:
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • StumbleUpon
  • Yahoo! Buzz
  • email
  • Yahoo! Bookmarks
  • MySpace
  • LinkedIn
  • Netvibes